Pacientes insatisfeitos com o funcionamento do aplicativo Meu SUS e ausência de retorno de consultas em Coronel Mota.

Pacientes enfrentam problemas com o app Meu SUS

O acompanhamento de consultas médicas no Hospital Coronel Mota, em Boa Vista, tem causado transtornos para os pacientes que aguardam atendimento na unidade de saúde. Muitos reclamam do mau funcionamento do aplicativo Meu SUS, do Ministério da Saúde, e da falta de retorno da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau).

Consulta perdida devido a falhas no app

Uma paciente relatou que tinha uma consulta marcada desde agosto no Coronel Mota em Roraima, porém o aplicativo não funcionava corretamente, ficando constantemente em uma tela de carregamento em branco. Sem conseguir verificar a data da consulta, a paciente precisou ir pessoalmente à unidade de saúde, onde foi informada de que a consulta já havia ocorrido na semana anterior.

“A orientação era acompanhar pelo aplicativo Meu SUS, mas nunca funciona. Não mostra a data ou trava o aplicativo. Na semana passada fui até lá para verificar e fui informada de que a consulta já tinha passado, mesmo sem ter recebido essa informação pelo app”, lamentou a paciente, que preferiu não se identificar.

Falta de retorno da Sesau e problemas de cadastro no app

Além disso, a paciente não recebeu nenhum retorno da equipe da Sesau. “Uma funcionária pediu para eu enviar mensagens para um contato no WhatsApp, mas mesmo após uma semana enviando mensagens, não obtive resposta. Já se passaram três meses”, completou.

Outra paciente com consulta marcada enfrentou problemas semelhantes ao tentar acessar o app Meu SUS. Mesmo com a consulta agendada, recebeu uma mensagem informando que não estava cadastrada em nenhuma unidade de saúde. O aplicativo nunca funcionou corretamente, e um comunicado no Coronel Mota indicava um telefone para contato, que também não respondia às mensagens.

Problemas de informação no aplicativo e falta de suporte

Segundo outra denunciante, o app apresenta falhas há dias. “Nunca funcionou corretamente, não mostra as consultas marcadas e faz os pacientes perderem os agendamentos. Quando procuram informações, já é tarde demais. Além disso, o número de telefone fornecido no Coronel Mota não responde mensagens no WhatsApp nem ligações. As filas para marcar consultas e obter informações são enormes”, denunciou.

Busca por soluções e retorno das autoridades responsáveis

A Folha de Boa Vista entrou em contato com a Assessoria de Comunicação do Ministério da Saúde para verificar se o sistema estava passando por falhas e se havia previsão de normalização dos serviços. Aguardamos retorno e ficamos à disposição para esclarecimentos.

Comunicado da Sesau sobre o problema no app

A Sesau informou que já comunicou o Ministério da Saúde sobre os problemas relatados pelos pacientes. Destacou ainda que qualquer unidade básica de saúde pode acessar os dados dos pacientes, garantindo o atendimento adequado.

Desafios de atendimento via WhatsApp

Sobre o contato via WhatsApp disponibilizado pelo Estado, o tempo de resposta pode ser impactado pelo alto volume de demandas recebidas. No entanto, todos os usuários recebem resposta às solicitações, garantindo o suporte necessário.

Por fim, é crucial que as autoridades competentes trabalhem em conjunto para resolver os problemas relatados pelos pacientes e garantir um atendimento eficiente e acessível a todos.