Uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Google vai assegurar que os detalhes de geolocalização e horários de funcionamento dos estabelecimentos de saúde registrados no CNES também sejam visualizados no Google Mapas.
A localização dos estabelecimentos de saúde já era acessível através do aplicativo Meu SUS Digital. No entanto, essa iniciativa facilitará que as pessoas utilizem o aplicativo de navegação para encontrar rotas de maneira mais fácil para os serviços e horários de funcionamento.
Para garantir a precisão das informações de localização e horários no aplicativo, é fundamental que as Secretarias de Saúde mantenham esses dados atualizados e corretos no CNES. Segundo a equipe responsável pelo CNES no Ministério da Saúde, “A localização só será precisa quando a latitude e longitude forem informadas com precisão de 5 dígitos após o ponto.”
“A melhor maneira de localizar um estabelecimento de saúde de forma precisa é obter essa informação usando um celular do lado de fora da entrada do serviço e informar ao responsável do CNES do município para registro no sistema”, explicou Michael Diana, assessor técnico do Conasems.
Para auxiliar na obtenção das informações de latitude e longitude usando o celular, o Datasus preparou um guia para Android e iOS.
As informações de geolocalização e horários de funcionamento são mandatórias no CNES, conforme estabelecido pela Portaria nº 359/SAS/MS/2019, e as diretrizes para atualização no CNES podem ser encontradas aqui.
Editora do blog ‘Meu SUS Digital’ é apaixonada por saúde pública e tecnologia, dedicada a fornecer conteúdo relevante e informativo sobre como a digitalização está transformando o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil.