Dica do aplicativo da semana e o Meu SUS Digital do governo federal

A secretária de tecnologia e saúde digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, concedeu uma entrevista exclusiva à Mobile Time para discutir a revolução digital na área da saúde no Brasil, que começa com o lançamento do app Meu SUS Digital para dispositivos Android e iOS. Lançado recentemente, o novo app se destaca pela sua fluidez e rapidamente se tornou um dos melhores aplicativos do governo federal.

A remodelação do app foi bem-sucedida, tornando-o mais responsivo e ágil. Não se trata apenas de replicar o site do SUS na tela do celular. Desde a atualização, o aplicativo já alcançou 2,6 milhões de downloads em janeiro, chegando ao 10º lugar na lista dos mais baixados no país, de acordo com a AppMagic. Em fevereiro, foram registrados mais 3,5 milhões de downloads, chegando à 5ª posição.

Com o Meu SUS Digital, os brasileiros agora têm acesso fácil a todos os serviços de saúde na palma da mão. A mudança de nome de Conecte SUS para Meu SUS Digital não foi apenas superficial, mas sim uma reestruturação pensada para proporcionar avanços futuros. O objetivo é integrar o sistema público e privado de saúde em um único aplicativo, permitindo que os cidadãos tenham sua carteira de vacinação e resultados de exames sempre à mão.

Serviços

Atualmente, o SUS Digital oferece dez serviços, denominados ‘ações’:

  1. Carteira nacional de vacinação;
  2. Área de exames realizados;
  3. Medicamentos em uso;
  4. Dignidade menstrual – para acesso de absorventes na rede pública;
  5. Geolocalização da rede de saúde do SUS com especialidades e mapa;
  6. Área de agendamentos;
  7. Registro de atendimentos na rede pública;
  8. Contatos adicionados, como familiares ou profissionais de saúde;
  9. Lista de alergias;
  10. Diário de saúde para registrar informações como IMC, glicemia e pressão arterial.

Além disso, o aplicativo oferece conteúdo de saúde conciso e relevante para a população, incluindo informações sobre vacinação da Covid-19 e da Dengue, apresentadas através de banners, cards com notícias e notificações push pela RNDS.

Desafios

Apesar das melhorias, existem algumas pendências da versão anterior do aplicativo, como a falta de registros de vacinas anteriores na carteira de vacinação. Outro desafio é a necessidade de atualização constante da base de dados e a interoperabilidade com o setor privado. A questão da falta de opções na sessão de alergias e problemas de registro das prefeituras ainda precisam ser abordados.

No entanto, o mais importante é que essa atualização representa um grande avanço na saúde digital no Brasil e na transformação digital do Ministério da Saúde. Há um caminho claro para o crescimento nesse setor e para garantir que os serviços de saúde sejam mais acessíveis e eficazes para todos os cidadãos brasileiros.

Crédito: imagem produzida por Mobile Time a partir da IA generativa