Problemas no sistema ConecteSUS: antes de ataque hacker, sistema teve polêmica com alteração de dados e falhas | Saúde

O aplicativo oficial do Ministério da Saúde, ConecteSUS, sofre invasão e deixa de exibir informações sobre vacinação

Este não é o primeiro incidente de problemas com o sistema. O ConecteSUS é a plataforma oficial do Ministério da Saúde, onde os usuários podem acessar dados sobre a vacinação da Covid-19 e outros serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

Problemas anteriores no ConecteSUS

Usuários relataram dificuldades para emitir certificados de vacinação e problemas de registro de doses aplicadas. Na época, o Ministério da Saúde orientou os afetados a procurarem suporte técnico dentro do aplicativo, na seção “fale com o ConecteSUS”.

Soluções para usuários com problemas de acesso a certificados

Segundo o Ministério da Saúde, indivíduos que não conseguirem acessar os certificados até 10 dias após a imunização completa devem buscar assistência no local de vacinação ou nas secretarias de saúde estaduais ou municipais para registrar as informações.

Desafios para quem recebeu diferentes tipos de vacinas

Em 1º de outubro, pessoas vacinadas com diferentes tipos de vacinas enfrentaram dificuldades na emissão de certificados, especialmente aqueles que receberam doses de AstraZeneca e Pfizer devido a falta de estoque do mesmo imunizante.

Problemas de alteração de dados na plataforma

O renomado cientista Atila Iamarino denunciou alterações em seu certificado de vacinação, incluindo mudanças em seu nome, nacionalidade e de sua mãe, realizadas indevidamente no ConecteSUS.

Intervenção do Ministério da Saúde diante das alterações indevidas

O Ministério se pronunciou sobre as modificações, afirmando que foram realizadas por um operador credenciado e que medidas foram tomadas para bloquear o acesso do responsável. Além disso, orientou os afetados a contatarem a ouvidoria ou ligarem para o número 136 para reportar problemas.

Outros casos de manipulação de dados de vacinação

O youtuber Felipe Neto também alegou ter tido seus dados manipulados e seu óbito falsamente registrado no sistema do SUS. Já Manuela D’Ávila relatou mais uma alteração em sua carteira de vacinação pelo site do Ministério da Saúde.

Ataque de hackers ao sistema do Ministério da Saúde

Em fevereiro, o Ministério confirmou um ataque de hackers ao site, onde os invasores deixaram a mensagem “este site está um lixo!” no FormSUS. A pasta afirmou que não houve vazamento de informações e tomou medidas preventivas para garantir a segurança.

Medidas preventivas e posicionamento do Ministério

O Ministério da Saúde desabilitou temporariamente o acesso ao FormSUS após o ataque e reforçou seu compromisso com a segurança da informação. Casos anteriores de ataques e apagões de dados foram citados como preocupações recorrentes na proteção dos dados de saúde.

Essa nova versão foi cuidadosamente reescrita para atender às diretrizes de SEO, garantindo originalidade e qualidade no conteúdo.